É possível conseguir um visto para trabalhar nos Estados Unidos?
Mário André Izeppe Filho
1/16/20253 min read
Crescente busca de vistos de trabalho
A busca por oportunidades de trabalho no exterior é um sonho para muitos brasileiros, e os Estados Unidos da América frequentemente se destaca como um dos destinos mais desejados pelos brasileiros. A economia robusta, a diversidade cultural e a ampla oferta de empregos atraem profissionais de diversas áreas ao país em razão da chance de crescimento profissional e pessoal.
De acordo com Ministério das Relações Exteriores (nota 1), no ano de 2022 mais de 1.900.000 de brasileiros residiam nos Estados Unidos da América, enquanto em Portugal, segundo país no ranking, residiam cerca de 360.000 brasileiros. A crescente demanda por vistos de trabalho entre os brasileiros reflete tanto a busca por melhores condições de vida quanto a vontade de adquirir experiências internacionais.
Para viver essa experiência, é essencial entender os tipos de trabalho que os brasileiros podem aplicar, os critérios de elegibilidade, as características específicas de cada visto e os desafios enfrentados no processo de aplicação, adequando a pretensão aos vistos de imigrantes e não imigrantes disponíveis.
Quais são os vistos de trabalho disponíveis?
O visto H-1B é destinado a trabalhadores em ocupações que exigem conhecimentos especializados. Para ser elegível, o candidato deve ter, no mínimo, um diploma de bacharel ou equivalente na área relevante. Esta categoria de visto tem duração de três anos, renovável por mais três anos, sendo necessário que o aplicante possua diploma de bacharel ou equivalente e oferta de emprego em uma ocupação especializada.
O visto L-1 é normalmente feito por multinacionais para transferir funcionários entre filiais ou subsidiárias, possuindo duas categorias: L-1A para executivos e gerentes e L-1B para trabalhadores com conhecimentos especializados. Esta categoria tem duração até sete anos para o L-1A e até cinco anos para L-1B, sendo necessário que o trabalhador tenha trabalhado para a empresa estrangeira por pelo menos um ano nos últimos três anos.
O visto O é destinado a indivíduos com habilidades extraordinárias nas ciências, artes, educação, negócios ou esportes, ou realizações extraordinárias na produção de cinema ou televisão. Esta categoria tem duração de até três anos, com extensões de um ano conforme necessário, sendo necessário comprovar evidências substanciais de habilidades ou realizações extraordinárias reconhecidas internacionalmente.
Os vistos H-2A e H-2B são para trabalhadores temporários não especializados. O H-2A é para trabalhadores agrícolas sazonais e o H-2B para trabalhadores temporários não agrícolas em áreas onde há uma escassez de trabalhadores americanos. Esta categoria tem duração de até um ano, com possibilidade de extensão, sendo necessária oferta de emprego temporário e demonstração de escassez de trabalhadores americanos.
O visto J-1 é para participantes de programas de intercâmbio cultural, incluindo estudantes, pesquisadores, professores, estagiários e au pairs. Esta categoria tem duração prevista de acordo com o programa de intercâmbio, geralmente de um ou dois anos, sendo necessário que o aplicante participe de um programa de intercâmbio aprovado.
Por fim, o visto TN é um visto exclusivo para cidadãos do Canadá e México, criado sob o Acordo de Livre Comércio da América do Norte, que permite que profissionais qualificados trabalhem nos EUA em ocupações específicas. Esta categoria tem duração de até três anos, com extensões possíveis, sendo necessária nacionalidade canadense ou mexicana e, ainda, ocupação listada no Acordo de Livre Comércio da América do Norte.
Conclusão
Estes diversos tipos de vistos oferecem oportunidades para os brasileiros trabalharem nos Estados Unidos, sendo que cada visto tem seus prórios requisitos , suas limitações e seus processos de aplicação, refletindo a complexidade do sistema de imigração dos EUA e a necessidade de acompanhamento por advogados e profissionais da área do Direito Internacional.
Nota 1: MINISTÉRIO DAS RELAÇÕES EXTERIORES (Brasil). Comunidade brasileira no exterior – Estatísticas 2022. 3 ago. 2023. Disponível em: https://www.gov.br/mre/pt-br/assuntos/portal-consular/comunidade-brasileira-no-exterior-2013-estatisticas-2022.


Mário André Izeppe Filho
Especialista em Advocacia Internacional pela Pontifícia Universidade Católica.
Email: mario@izeppe.com.br
Tel.: (11) 91438-0202